sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FOTOSSÍNTESE

            Quando nós estamos nos sentindo que estamos esfriando na fé, ou quando já não sentimos a presença de Deus como antes, como podemos diagnosticar, parar, refletir e voltar ao primeiro amor? Já escutamos bastante que o cristão tem um alimento, porém não se trata de um alimento que é perecível ou de uma refeição materializada. Aqui se trata de um alimento que vem dos céus, vem da parte de Deus, que ao entrar em nós trará logo mudanças ao nosso espírito, humor etc.
            Comparo-nos com as plantas, que são seres que possuem um modo bem particular de produzir em si seu próprio alimento. 
            No solo, onde a planta está ligada através da raiz, possui sais minerais dissolvidos em água. Essa solução de água e sais minerais é absorvida pela planta através da raiz - Jesus disse que se permanecermos nele, podemos assim frutificar (João:15.4), estando ligado a Cristo teremos sempre os nutrientes espirituais para conseguirmos continuar de pé.
           Os sais minerais e a água captada do solo é conduzida por um sistema especializado de vasos condutores e chega a todas as partes da planta, especialmente às folhas, - quando estamos em Cristo, todas as partes do nosso corpo se comportam unidos para honrar e glorificar a Jesus, pois está escrito que nós devemos apresentar o nosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o nosso culto racional (romanos: 12.1), assim se nossos olhos são maus todo o nosso corpo é mau, se uma parte do nosso corpo não corresponde aquilo que é santo, é porque nós não estamos captando de Cristo nossos nutrientes.
           Nas folhas, realiza-se a fotossíntese. Ocorre, então a produção de substâncias orgânicas, como a glicose, que dissolvida em água formam uma solução que representa o verdadeiro alimento da planta, - o alimento do cristão só será de fato produzido quando os ensinamentos de Cristo são levados ao coração, pois é lá que realmente deve está armazenado tudo o que aprendemos de Jesus, como ele mesmo falou: "Portanto, todo aquele que houve essas minhas palavras e as praticas, será semelhante ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha." (Mateus:7.24).
          Essa solução, chamada de seiva elaborada, é coletada por um outro sistema de vasos condutores e circula por todas as partes da planta, nutrindo-a. Assim, todos os vegetais são capazes de produzir seu alimento, - todos os cristãos podem experimentar do melhor de Cristo se estiver ligado a Ele e assim alimentando-se dele. Sempre que sentir fome ou sede, Ele estará acessível a todos, como diz João: 4.14: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte a jorrar para a vida eterna."
          Na respiração das plantas a clorofila é responsável pela absorção de energia luminosa que será utilizada numa reação na qual o dióxido de carbono captado do ambiente reage com a água formando-se glicose , que é armazenada e utilizada pelas plantas, libertando-se, em forma de moléculas de oxigênio - para respirarmos o amor de Cristo, precisamos ser humildes, quando recebemos de outros cristãos conselhos, palavras e outras formas de instrução, não nos colocando superiores a tais, com isso, a reação entre os ensinamentos de Cristo contido no nosso coração e palavras recebidas por outros cristãos resultará em uma unidade tão intensamente pregada pelos apóstolos na Igreja Primitiva, "...Se alguém quer ser o primeiro, será o último e trabalhará para todos." (Marcos: 9.35b)
            A bíblia diz que devemos procurar a Deus enquanto Ele se deixa encontrar, invoque-o enquanto Ele está perto (Isaías:55.6), para vivermos o melhor de Deus apenas devemos está ligado a Ele para que seus ensinamentos nos ensinem a ser verdadeiros Imitadores de Cristo.

5 comentários:

  1. Desculpem biólogos leitores, me esforcei muito pra escrever esse texto, pois sou um historiador!!! Espero que gostem!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! adorei o texto!
    Não sou bióloga, mas acho que é assim que acontece...rsrs.
    Fernando, como é incrível as lições que podemos tirar da natureza para a palavra de Deus. Como precisamos desse alimento espiritual para podermos nos desenvolver, viver realmente.
    Quando conhecemos a Jesus e temos uma experiênica real com Ele, não tem mais volta. Podemos até ficar fracos, nos afastar, mas não encontraremos mais paz.
    Mas viver uma vida morna, fria com Deus também não nos adianta, precisamos buscá-lo a cada dia de todo o nosso coração, com todas as nossas forças, pois Ele é tudo!
    Um grande abraço e obrigado pela companhia de sempre.

    ResponderExcluir
  3. O prazer é todo meu Cida, sou seu fã, e podemos tirar muitas lições da natureza com certeza, já que ficamos responsáveis de cuida-la pelo próprio Deus!!!

    Abraço e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Anderson, obrigado pela visita em meu blog, gostaria de lhe convidar também para conhecer oGrupo Luz, www.grupoluzterraboa.blogspot.com.

    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,com toda sorte de benção,gostei muito do teu blog,te encontrei através de uma amiga,tenho procurado blogs que possa me identificar,tenho uma história de vida que não foi facil,gostaria de passar um pouco de minha historia de vida mas tabém aprender com peesoas que sei que tem muito pr me ensinar,já estou te seguindo,gostaria de ti convidar me seguir, o endereço é:http://SNSDEUS.BLOGSPOT.COM/post teu comentario vai ser de grande benção não só pr mim mas pr seguidores também fica com Deus uma semana com muita luz!!!

    ResponderExcluir