sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Nem tudo posso mas aquele que me fortalece continua me fortalecendo.

Tudo posso naquele que me fortalece.   Filipenses 4:13

        Agora no Seminário, pago uma disciplina chamada Introdução Bíblica, que consiste em ter alguns conhecimentos prévios sobre as Escrituras fugindo do formalismo da leitura leiga, texto por interpretação. Nesta disciplina aprendemos a não considerar texto isolados e sim dentro de seu contexto. Até parece óbvio isso, mas sempre nos pegamos impondo nossas impressões no texto sagrado, onde deveríamos deixar o texto sagrado nos impor suas impressões.
       Neste contexto, estudamos o texto de Filipenses 4:13. Texto que lido isoladamente concebe-se uma interpretação super-poderosa das ações humanas direcionadas por uma ação sobrenatural. O caso é que muitos pregadores quando desenvolvem sua mensagem em cima de texto como esse, faz a igreja "pegar fogo", não no termo pentecostal da expressão, mas de euforia. Paulo nunca disse que poderíamos ter ou fazer acontecer tudo em todos os momentos porque Deus nos fortalece, como que Deus nos desse tudo que queremos porque somos cheios da unção, ou somos super-homens, com super-poderes sobrenaturais. O fato é que esse versículo se tornou super usado em portas, vidro de carros, pára-choques de caminhões, dentre outros. Assim esta frase: "Tudo posso naquele que me fortalece." se tornou uma frase da sorte, da unção, do poder, do amuleto gospel.
      Se lermos o contexto deste versículo, alguns versos anteriores e posteriores, como do 10 ao 20, entenderemos o motivo de Paulo ter afirmado que podemos tudo naquele que nos fortalece.
  1. Nos versos 10 e 11 o Apóstolo Paulo se alegra mais uma vez porque a Igreja de Filipo se recordara da causa dele para com o Cristianismo, lhe enviando proventos para sua manutenção: "Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância." Filipenses 4:10-11 Paulo admite que está passando por um momento difícil financeiramente, mas deixa claro que aprendeu a viver tanto no muito quanto no pouco;
  2. No verso 12, Paulo afirma que já viveu várias situações, boas e ruins, e sabe como é ser rico e como é ser pobre: "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade." Filipenses 4:12. Tendo comida ou não, estando bem financeiramente ou passando necessidades, Paulo diz que aprendeu o segredo de viver contente mesmo assim. Inspirador!
  3. Agora sim chegamos ao verso 13, onde Paulo diz que tudo ele pode em Deus, que é quem o fortalece: "Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13. Aqui Paulo continua mostrando-nos que é na tribulação que Deus nos fortalece, e que assim podemos todas as coisas, podemos suportar mais um pouco, podemos parar de murmurar, podemos nos aproximar mais Dele, podemos superar nossas forças. Na tribulação Deus nos fortalece, não nos desampara, e nos concede o favor de poder suportar, de poder orar, de poder ter intimidade com ele mesmo quando achamos que não temos mais força nem pra chorar.
  4. Nos versos 14, 15 e 16, o Apóstolo Paulo retoma os agradecimentos aos filipenses por ter o ajudado não uma vez, mas duas, quando ele precisou e reconheceu que a igreja de Filipo participou junto com Paulo de seus momentos de tribulação, como nenhuma outra igreja: "Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações.Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade." Filipenses 4:14-16
  5. Paulo esclarece nos versos 17, 18 e 19 que não está em busca das ofertas das igrejas, porém não despreza a boa vontade dos cristãos de contribuir para suprir as necessidades básicas do Apóstolo, sem querer nada além disso: "Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus." Filipenses 4:17-19
  6. Por fim, apesar de passar de grande tribulação e contar com a ajuda dos irmãos de Filipo, Paulo glorifica a Deus como sempre o fez, não pedindo além do que ele necessita, dando graças a quem lhe ajudou em sua caminhada missionária, e o principal, sempre acreditando que Deus nunca iria deixá-lo mendigar o pão, porém sabia viver contentemente na fartura e na pobreza.
   
       Aqui encerro esta reflexão, como texto de Tiago 1:2-4: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." É na tribulação em que Deus nos fortalece e podemos suportar todas as coisas, pois nossas provações produz perseverança, certeza que estamos no caminho certo, no caminho do Senhor Jesus. Amém!!
     

3 comentários:

  1. amém... Quando olhamos para o lado e vemos que Deus está conosco independente da situação... nasce uma alegria e produz um sentimento de gratidão eterno.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Jessy, Deus é tão lindo e nos surpreende a cada momento, não pq mereçamos, apenas pq somos filhos cujo o pai só lhe quer o bem, proporcionar as melhores coisas..

    ResponderExcluir