sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sexta-feira da Paixão: JESUS, ABANDONADO ATÉ POR DEUS!

     
  Hoje, dia 18 de abril de 2014, Sexta-feira da Paixão, nos convida a refletir sobre o Cordeiro Pascal que foi imolado em nosso lugar. Em meio à tantas propagandas de produtos de chocolates e de supermercados Brasil a fora, acaba se perdendo o real motivo da Páscoa, Jesus que foi morto por nós, para que pudéssemos ser livres. Tanto o Primeiro Testamento quanto o Segundo, estão repletos de textos de esperança e renovação de nossa fé, referente à Paixão de Cristo. Tema hoje que vem rendendo vários milhões de reais em espetáculos suntuosos e de mão-de-obra Super Star. E Jesus, onde fica nestes desvios todos? 

OS JUDEUS DESPREZAM JESUS

       No Primeiro Testamento, algumas profecias foram feitas a cerca do sacrifício de Jesus. Por volta de 800 a 1000 anos a.C. os textos sagrados já diziam que Jesus seria desprezado pelos homens: "Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido, e dizem: 'Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas!'" Salmos 2:2-3; e "Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima." Isaías 53:3. É no Segundo Testamento que temos o cumprimento destas profecias, como está escrito no Evangelho de João: "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam." João 1:11 e "Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão." João 5:43.

OS DISCÍPULOS ABANDONAM JESUS

       Imagine não apenas ser desprezado pelos seus, mas também ser abandonados por seus melhores amigos no momento em que você mais precisa, em um momento de dor e solidão. Isso aconteceu com Jesus para que também se cumprissem o que os profetas disseram no passado. O primeiro foi Judas, um dos que Ele escolhera para ser seu discípulo: "Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim." Salmos 41:9 e "Então Judas Iscariotes, um dos Doze, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes a fim de lhes entregar Jesus." Marcos 14:10 
          Isso não aconteceu uma vez apenas. Podemos ainda destacar os exemplos dolorosos protagonizados por "Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! ", declara o Senhor dos Exércitos. 'Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos'". Zacarias 13:7 Sendo cumprida no seguinte trecho: "Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas". Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram." Mateus 26:56 Todos os discípulos fugiram com medo de ser preso junto com Jesus, ao qual não esboçou nenhuma reação com a chegada de seus inquisitores. 

ATÉ DEUS ABANDONOU JESUS

          Já pensou que até Deus, isso mesmo, até o Pai de Jesus o abandonou na hora em que Ele estava agonizando na cruz. Isso o salmista já tinha previsto há mais ou menos 1000 anos antes da crucificação e a célebre frase é contada nos Evangelhos. O salmista disse certa vez: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?" Salmos 22:1 No Evangelho marcano, Jesus brada com o resto de suas forças antes de seu último batimento cardíaco: "Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? " que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" Marcos 15:34

MAS LOGO DEUS?

             Você pode estar se perguntando: "mas que heresia é essa? Deus não faria isso com Jesus." Mas não sou eu que o digo, é a Bíblia. De fato Deus não mora onde o pecado reside e Jesus recebeu todos os nossos pecados de uma vez e foi moído por eles, para que a culpa não caísse em nós. Isso quem nos afirma é o Profeta Isaias há quase 600 ou 800 anos a.C.: "Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós." 
Isaías 53:5-6
              Jesus se fez maldito por amor de nós, aceitou a humilhação e martírio da morte de cruz que deveria ser reservada para nós, mas ele assumiu nossa culpa inteira. O apóstolo Paulo nos diz: "embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" Filipenses 2:6-8
       Então, DEUS ABANDONOU JESUS NO INSTANTE QUE ELE ASSUMIU NOSSOS PECADOS PARA QUE ELE NÃO NOS REJEITASSE, assim Jesus aceitou ser rejeitado pelo Pai para que Ele nos aceitasse mediante o seu sangue. Com certeza, agora você não verá mais esta passagem da mesma forma. Entenda, Deus não aceita o pecado, e rejeitou seu único filho um instante de expiação universal para que através do castigo assumido por Jesus nós fôssemos libertos. Para concluir, Paulo afirma que "e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz." Colossenses 2:13-15

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto... muito inspirador....

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. O Titulo e uma introdução muito boa a qual nos deixa curioso em concluir todo o enredo da história.
    Parabens mais uma ótima postagem

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal! Continuem acompanhando e divulguem por favor!

    ResponderExcluir